A capacidade de assistentes virtuais conversarem com as pessoas ainda é bastante limitada, ainda que a tecnologia tenha evoluído bastante nos últimos anos. Afinal, quando foi a última vez que a Alexa ou a Siri bateram um papo com seus usuários? Agora, porém, o Google afirma que seu novo chatbot, chamado Meena, fará justamente isso: conversar sobre qualquer assunto na Terra com qualquer pessoa. A notícia está no site Olhar Digital.
O Google diz que a rede neural com 2,6 bilhões de parâmetros pode conversar com as pessoas melhor do que qualquer plataforma de inteligência artificial (IA) existente no mundo. A equipe treinou o modelo com 40 bilhões de palavras - 341 GB de dados de texto, incluindo conversas nas mídias sociais - usando o modelo "seq2seq". Seq2seq é uma variação do Transformer do Google - uma rede neural que compara palavras em um parágrafo entre si para entender o relacionamento entre elas.
Meena possui um único bloco codificador e 13 blocos decodificadores de transformadores evoluídos. Enquanto os blocos codificadores ajudam a entender o contexto da conversa, os decodificadores ajudam a formar uma resposta. O Google afirma que a Meena tem 1,7 vezes mais capacidade e foi treinado em 8,5 vezes mais dados que o GTP-2 da OpenAI.