Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE em parceria com o PNAD na última quinta-feira, o número de internautas no Brasil cresceu 143,8% nos últimos dez anos, enquanto o número de pessoas com celular dobrou no mesmo período.
Maiores facilidades de acesso a linha fixa, preços menores de celular e planos que se encaixam no bolso das classes sociais menos avantajadas são os fatores principais para o crescimento.
O estudo constatou que o acesso a internet é maior entre os jovens: 74% dos adolescentes entre 15 e 17 anos se conectam com frequência à internet. O que chama atenção é a forma que estes adolescentes usam para acessar o mundo virtual.
Ao invés de computadores de mesa e notebooks, eles preferem navegar usando o fiel companheiro da garotada: o smartphone. O uso é justificado pela acessibilidade do produto no mercado e pelos pacotes de internet sem fio cada vez mais inclusivos.
A estudante Raíssa Melo possui uma identidade virtual e passa grande parte do dia presente na internet, tudo graças a seu celular. ?Uso meu ?smart? para entrar nas redes sociais, fazer pesquisas do colégio e me informar sobre as notícias.
A tela é menor que a de um computador, mas a vantagem é que estou com ele sempre em mãos e uso no momento que quiser, não fico limitada à minha casa?, conta a adolescente de 16 anos.
Raíssa fala que se não fosse pelo pequeno computador de mão, não teria condições de navegar na internet com frequência. Ela não tem computador em casa e a extinção das lan houses deixou tudo mais difícil.
Ela explica que consegue se conectar ao mundo por menos de R$ 1 por dia. ?Fica mais barato que contratar internet banda larga. E ainda posso navegar em qualquer lugar da cidade?, arremata.