A resistência a quedas é um dos quesitos mais buscados em um smartphone na hora da compra. Por isso, a Pitzi, empresa especializada na proteção contra acidentes de celular, realizou uma pesquisa em que avalia quais são os gadgets mais duráveis do mercado. Os resultados foram curiosos: no geral, os aparelhos Samsung levaram vantagem, mas o Galaxy S3, top da empresa de 2012, se mostrou menos durável do que o iPhone 4S, de 2011.
A primeira edição da pesquisa tomou como base o volume dos consertos realizados pela Pitzi em maio deste ano, e apontou: os celulares da marca Apple são os mais frágeis e têm índice de quebra três vezes maior que os celulares da Samsung. Os produtos da empresa sul-coreana, aliás, superaram também os da LG, e ficaram com o primeiro lugar de resistência.
O cálculo foi feito de maneira simples: considerou a média de quebra geral (válida para celulares de todas as marcas e modelos) e comparou com a média de cada uma das marcas analisadas (incluindo Apple, Samsung e LG). O mesmo é feito em relação aos modelos de aparelhos.
De acordo com o estudo, em maio, os aparelhos da Apple tiveram índice de quebra 35% superior ao dos celulares Samsung. Porém, com uma curiosidade bastante interessante: apesar disso, o iPhone 4S ganhou no confronto direto contra o Galaxy S3. E isso se daria pelo fato de a tela do Galaxy, mesmo protegida pelo Gorilla Glass, ser muito maior. O display aumentaria os riscos de quebra em uma queda ou em contato acidental com água.
?Criamos a pesquisa para ajudar nossos consumidores e o público em geral a escolher o smartphone ideal, considerando seu perfil e uso. Quem derruba muito o celular, por exemplo, pode sofrer mais com o S3?, avaliou o fundador da Pitzi, Daniel Hatkoff.