Circula na internet o anúncio do lançamento do "Orkut Ouro", uma suposta nova versão da rede social mais acessada no Brasil ? seria necessário pagar para usar. Procurado pelo R7, o Google negou a existência de um tipo diferenciado do site e disse que está investigando o caso.
A mensagem publicada na web promete benefícios a quem aderir ao serviço, como "ver todas as fotos, recados e vídeos de todos os usuários do Orkut que não têm Orkut Ouro, mesmo que estejam com cadeado" e "álbum de fotos sem censura".
Para isso, o usuário é convidado a mandar um e-mail com dados pessoais importantes como nome completo e a senha do Orkut. A promessa é que três dias depois do envio da mensagem o perfil do usuário vai migrar para a versão ouro ? o pagamento pelo acesso ao serviço deve ser feito em até sete dias úteis, diz a mensagem.
Entretanto, Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil, nega que a empresa tenha qualquer relação com a mensagem.
? Isso não é uma medida do Google. Estamos apurando para saber se é algum tipo de golpe e vamos estudar as medidas cabíveis. Eles não podem usar a marca Orkut, que é de propriedade do Google.
O assunto gerou grande polêmica também entre participantes do Twitter. No final da manhã e início desta tarde, muitas mensagens sobre a falsa novidade fizeram com que o termo "OrkutOuro" fosse parar nos Trending Topics do Brasil (relação dos assuntos mais comentados no serviço entre usuários brasileiros).