A Microsoft liberou nesta segunda-feira (19) para o Brasil e outros países o uso do serviço de videoconferência Skype por meio de seu site de correio eletrônico, o Outlook.com. A integração entre os serviços da empresa vinha sendo disponibilizada aos poucos apenas para os Estados Unidos.
Além do Brasil, começam a poder acessar Skype via Outlook os usuários do Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e o restante dos norte-americanos.
Agora, os brasileiros que tiverem conta no Outlook.com poderão fazer chamadas via Skype, de áudio ou vídeo, sem precisar ligar o software de videoconferência.
A integração funciona de modo idêntico ao que ocorria entre o Hotmail.com e o MSN Messenger, ambos serviços que foram descontinuados para darem lugar ao Outlook.com e ao Skype, respectivamente. No entanto, o MSN não permitia chamadas de voz nem de vídeo por meio da plataforma de correio eletrônico.
Em fevereiro deste ano, a Microsoft anunciou o fim do serviço de e-mails Hotmail e sua migração para o Outlook.com. No início do ano, o Hotmail contava com 60 milhões de usuários no Brasil.
Na quinta-feira (15), o Outlook passou por uma instabilidade que impossibilitou usuários de enviar e receber e-mails, assim como de poder compartilhar arquivos via SkyDrive.
A Microsoft se manifestou publicamente apenas no sábado (17) para pedir desculpas e explicar o que havia acontecido.