A Nokia subestimou a importância dos smartphones de baixo custo e indica que está desenvolvendo um sistema operacional baseado em Linux para smartphones que custarão menos de cem dólares, sem subsídios.
O novo sistema recebeu o codinome ?Meltemi? e o projeto é liderado por Mary McDowell, vice-presidente executiva responsável por celulares, segundo fontes próximas ao assunto, informou o Wall Street Journal na quinta-feira (29/9).
A empresa tem dado indícios de que planeja revigorar seu catálogo de smartphones de baixo custo. Em seu evento Connect, em Cingapura, a Nokia afirmou que o Qt ? um framework de interface de usuário e de aplicação que funciona em várias plataformas e é compatível com Linux ? seria uma solução sob medida para aparelhos de baixo custo. Antes disso, McDowell disse que a Nokia precisa encontrar um substituto para a Série 40, segundo Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas da Gartner.
?Se você juntar as duas coisas, nós podemos ver onde elas se encaixam?, afirmou Milanesi.
Série 40 é o sistema operacional que a Nokia utiliza hoje em seus feature phones ? um segmento de produtos que tende a desaparecer à medida que os usuários escolhem smartphones.
Oficialmente, a Nokia não comenta sobre os planos.
?É claro, não comentamos sobre produtos e tecnologias futuras. Contudo, posso dizer que nossa equipe de celulares tem vários projetos excitantes em andamento e que ajudarão a conectar o próximo bilhão de consumidores à Internet?, afirmou um porta-voz, via e-mai