Nova falha em iPhone e iPad permite que hackers roubem todos seus dados

Nova falha abre iPhone e iPad para vírus; veja como se proteger

Vírus | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Apple analisa minuciosamente todos os aplicativos antes de liberá-los para a App Store. Por isso, o iPhone e o iPad sempre estiveram protegidos contra vírus. Agora, não é mais assim. Uma brecha recém-descoberta permite burlar esse mecanismo de proteção, invadir o iPhone ou iPad de alguém e roubar todos os tipos de dados: fotos, senhas, informações bancárias, etc.

Usando e-mail, SMS ou WhatsApp, o agressor envia um link para a vítima. Esse link pode vir acompanhado de alguma lorota do tipo "olha só que legal esse vídeo". Quando é clicado, ele executa o vírus. Normalmente, o iOS bloquearia isso - pois só executa programas vindos da App Store. Mas se o vírus tiver o mesmo nome de algum app que já esteja instalado no celular (por exemplo: "com.Google.Gmail", nome do aplicativo do Gmail), o sistema permite que ele rode. A partir daí, a praga pode assumir controle total do celular - e inclusive se espalhar usando a agenda. Ou seja, os seus contatos receberiam cópias do vírus como se fossem mensagens enviadas por você.

O problema, que foi descoberto pela empresa de segurança FireEye, afeta as versões 7 e 8 do iOS. Enquanto elas não recebem uma correção, a saída é ficar atento. Se você receber algum link suspeito, pergunte para a outra pessoa se ela realmente enviou aquilo, e do que se trata. E se por acaso aparecer alguma janelinha pop-up tentando instalar programas (como esta reproduzida acima), dê "Cancelar". Avise seus amigos.

Clique e Curta Portal Meio Norte no Facebook

 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES