Depois do lançamento dos iPhones 6 e 6 Plus da Apple, várias pessoas passaram a vender os seus aparelhos antigos em sites de revenda, como o eBay e Craigslist. Mas a compra de equipamentos de segunda mão desta maneira pode ser arriscada, especialmente se você não tem certeza se o aparelho em oferta foi roubado ou não.
Pensando nisso, a Apple lançou uma ferramenta que permite que os potenciais compradores vejam se o bloqueio de ativação no aparelho foi ligado e se o dispositivo necessita de uma senha para usar.
De acordo com o jornal Daily Mail, se um bloqueio de ativação estiver ativada, ela sugere que o dono do telefone não removeu as medidas de segurança necessárias para acessar o dispositivo. Logo, as chances de o dispositivo ter sido roubado são altas, já que dificilmente a pessoa venderia um celular bloqueado e protegido.
Como funciona?
Para verificar o status do telefone, basta a pessoa informar o IMEI (código internacional de identificação de dispositivos móveis, em inglês) ou o número de série para verificar se o bloqueio de ativação foi acionado na página do serviço de backup em nuvem iCloud.
Após a consulta, a ferramenta orienta o usuário de acordo com a situação do dispositivo. Se o bloqueio de ativação estiver ligado, a recomendação é de que o usuário entre em contato com o proprietário anterior para que ele remova a Apple ID e apague os dados do dispositivo.
Para encontrar o número de série do aparelho ou IMEI, o usuário deve acessar o menu “Ajustes”, “Geral” e “Sobre”, depois basta rolar a tela para encontrar o número de série do aparelho e, logo abaixo, o código de identificação.
A Apple também recomenda que sempre que um usuário for vender ou doar um dispositivo ele saia do iCloud e apague todo o conteúdo. Vá em “Configurações”, “Geral”, “Redefinir” e “Apagar todo o conteúdo”.
O bloqueio de ativação é um recurso que faz parte do sistema operacional iOS a partir da versão 7. Ao acionar o “Find my iPhone” passa a ser possível localizar dispositivos da Apple em caso de perda ou roubo, as funções do dispositivo são bloqueadas. Isso impede que quem roubou o aparelho apague fotos e outros dados ou desative o “Find my iPhone” sem acessar a conta da Apple.