Novo malware usa câmera e GPS do celular para rastrear pessoas

O programa foi criado para ser usado pelo Exército em situações de resgate ou para roubar informações confidenciais de bandidos

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo tipo de malware que utiliza a câmera, o GPS e os sensores de smartphones Android para descobrir a localização de seus usuários. De acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o programa, chamado de Place Raider, foi criado para ser usado pelo Exército em situações de resgate ou para roubar informações confidenciais de bandidos.

O Place Raider é capaz de capturar fotos com a câmera do celular de forma silenciosa, além de marcar o horário e a localização quase exatos do smartphone usando seu GPS, acelerômetro e giroscópio. Os dados são encaminhados a um servidor central e combinados para montar um modelo 3D do local onde o aparelho se encontra. O software ainda é capaz de obter dados financeiros, códigos de barras e fazer leitura de QR Codes controlando o celular à distância.

Como o programa é somente um projeto desenvolvido em laboratório que não pode infectar ninguém, ele não é considerado exatamente um malware. Porém, em mãos erradas e à solta na Internet, o Place Raider poderia se tornar uma arma muito perigosa.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES