Os dois novos smartphones Z10 e Q10 anunciados nesta quarta-feira (30) pela empresa BlackBerry com o novo sistema operacional BlackBerry 10 serão compatíveis com as redes de banda larga móvel de quarta geração (4G) brasileiras, informou João Stricker, diretor geral da BlackBerry no Brasil.
A subsidiária da empresa, que trocou o teclado físico pelo touch no modelo Z10 e abandonou o nome Research In Motion (RIM), já realiza testes com operadoras de telefonia móvel e trabalha na homologação dos smartphones no país, mas ainda não há informações sobre datas de lançamento ou preços locais. "A ideia é chegarmos ao mercado brasileiro com preços competitivos", afirmou Stricker, sinalizando que a faixa de preço dos modelos deve se equiparar à dos smartphones topo de linha como iPhone 5 e Samsung Galaxy S3.
Com a tela sensível ao toque, a BlackBerry espera recuperar o espaço perdido no mercado de celulares e smartphones - em 2012, segundo a consultoria IDC, a empresa registrou 4,6% de participação nas vendas mundiais de aparelhos - e se garantir nas mãos dos usuários corporativos. "O produto tem muito apelo tanto junto ao segmento corporativo como também ao consumidor", disse Stricker.
No Brasil, a empresa cita dados da IDC mostrando que a BlackBerry lidera as vendas de celulares no segmento corporativo. Em setembro de 2012, segundo a consultoria, a empresa registrou 42% de participação entre os aparelhos em uso por empresas com mais de 250 funcionários no país.
O modelo Z10 chega antes do modelo Q10 - com teclado Qwerty - às lojas brasileiras. "Também estamos fazendo uma versão com teclado físico porque entendemos que alguns usuários vão querer teclado", explicou o executivo.
PlayBook com BlackBerry 10
A linha de tablets PlayBook também será atualizada com o sistema BlackBerry 10. "O que está hoje no mercado com o PlayBook OS vai ser atualizado para o BlackBerry 10", informou Stricker. "A atualização ainda não tem data específica para ser liberada, mas será feita "over the air" [via redes sem fio]", complementou o executivo.
O dispositivo Z10 é a versão do BlackBerry 10 com tela sensível ao toque de 4,2 polegadas. Nos Estados Unidos, o modelo Z10 só começará a ser vendido pelas operadoras em março pelo preço de US$ 600. No Canadá, onde fica a sede da companhia, o aparelho chegará em fevereiro. O modelo já poderá ser adquirido no Reino Unido nesta quinta-feira (31). O aparelho pesa 135,4 g, tem processador de dois núcleos,16 GB de armazenamento interno e conta com câmera traseira de 8 megapixels (MP) e frontal de 2 MP.
Já o modelo Q10 é o smartphone com teclado físico QWERTY. "Nós sabemos que há vários amantes de teclado físico por aí?, disse Thorsten Heins, presidente-executivo da companhia. A tela do aparelho também é sensível ao toque e mede 3,1 polegadas. O dispositivo Q10 será disponibilizado globalmente em abril, segundo Heins.
Os novos aparelhos BlackBerry 10 vão competir com o iPhone, da Apple, e os dispositivos Android, do Google, que ultrapassaram o BlackBerry nos últimos anos no competitivo mercado de smartphones. Os celulares equipados com o BlackBerry 10 contam com navegadores rápidos, câmeras inteligentes e, ao contrário dos modelos anteriores, chegam ao mercado com uma grande biblioteca de aplicativos.
Novos recursos
A nova plataforma BlackBerry 10 conta com um recurso chamado BlackBerry Balance, que armazena dados pessoais e corporativos separadamente. No novo sistema, a RIM também integrou todos os tipos de mensagem ? texto, e-mail e redes sociais Twitter, Facebook e LinkedIn ? em uma só tela, chamada BlackBerry Hub. Além de criar perfis diferentes para checar mensagens pessoais e profissionais, o Hub permite ainda ?trancar? as mensagens do trabalho na sexta-feira à noite, passando a exibir somente o perfil pessoal do usuário.
No evento, o BlackBerry anunciou que há 70 mil aplicativos disponíveis na loja virtual da companhia, que passou a se chamar BlackBerry World. A loja também integra os conteúdos de músicas, filmes e vídeos. Entre os programas que poderão ser baixados nos aparelhos estão o Skype, WhatsApp Messenger, Facebook, Twitter e os games do Angry Birds.
?Hoje representa um novo dia na história do BlackBerry?, disse Heins, no início da apresentação. ?Muitas pessoas têm desempenhado um papel importante para nos fazer chegar a esta data?, acrescentou. ?Obrigado aos desenvolvedores, às operadoras e aos parceiros do varejo e às comunidades onde vivemos e trabalhamos. Acima de tudo, eles têm sido nossos funcionários?.
Antes de apresentar os aparelhos, Heins anunciou a mudança no nome da empresa de RIM para BlackBerry. ?Uma marca, uma promessa. Nossos consumidores usam o BlackBerry. Nossos funcionários trabalham no BlackBerry?, disse Heins. ?BlackBerry é uma marca reconhecida no mundo todo?, acrescentou. No índice Nasdaq, as ações da empresa se chamarão BBRY, e BB na Bolsa de Toronto.