Para celebrar os 150 anos do Museu de História Natural de Nova York, o Planetário Hayden, o mais avançado do mundo, estreou uma nova projeção, que em meia hora mostra imagens imersivas de mundos distantes, missões espaciais inovadoras e a evolução de nosso sistema solar. ‘Worlds Beyond Earth’ (Mundos além da Terra) está em apresentação no teatro Giant Sphere e é narrado pela vencedora do Oscar Lupita Nyong'o. A notícia está no site Olhar Digital.
"A apresentação é uma façanha da visualização científica, construída com dados e pesquisas reais. Nos últimos 50 anos, a capacidade da humanidade de viajar e estudar nosso sistema solar aumentou exponencialmente com o advento de naves espaciais robóticas e aprendemos muito sobre nossos planetas vizinhos - como eles foram formados e como são hoje", explica a presidente do museu, Ellen Futter.
Criado por uma equipe que inclui cientistas de museus, educadores e especialistas em visualização científica, ‘Worlds Beyond Earth’ é uma experiência imersiva com base em dados autênticos das missões da Nasa, Agência Espacial Europeia (ESA) e Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), telescópios e simulações. "Nossa capacidade de renderizar mundos distantes é impressionante, graças às missões espaciais passadas e atuais e aos dados que eles fornecem", conta Carter Emmart, diretor de ‘Worlds Beyond Earth’. "Não estamos inventando nada aqui. A altura, cor e formas que vemos são provenientes de medições reais”, completa.