Um dos fotógrafos mais reconhecidos do Instagram, Daniel Arnold, teve sua conta no serviço suspensa por conta de uma foto na qual flagrou duas mulheres fazendo topless nos Estados Unidos. O caso gerou muita repercussão no país porque Arnold ficou famoso por registrar momentos do dia-a-dia das pessoas na cidade de Nova York e nunca havia sofrido nenhuma repreensão por isso.
Arnold tem 32 anos e em seu portifólio de imagens do Instagram estão fotos comuns e também muitos cliques curiosos, como de pessoas apertadas em um vagão de metrô, uma senhora caminhando com um carrinho de compras na rua, um homem sendo detido pela polícia e um militar beijando a sua namorada durante um evento oficial no meio da Times Square. Mas nada disso impediu que sua conta fosse suspensa.
O problema aconteceu no dia 26 de junho, quando ele clicou duas mulheres fazendo topless na praia de Fort Tilden, no Brooklyn. A imagem acabou se tornando um viral no Instagram, foi compartilhada por milhares de pessoas e parecia estar sendo um sucesso ? tanto que a bateria do Android dele chegou a descarregar de tantas notificações no aplicativo. No entanto, houve quem não gostasse nem um pouco da foto.
Alguns usuários denunciaram a imagem como pornográfica e o Instagram acabou reportando-a como conteúdo impróprio. A nudez é um dos casos em que o banimento do usuário é sumário. Por isso, ele acabou tendo que deixar para trás toda a sua fama e suas belas fotos no serviço. Um movimento para liberá-lo (Free Daniel Arnold) até foi criado no Twitter e no próprio Instagram, mas sem sucesso. O rapaz, que tinha milhares de seguidores, teve então que criar outra conta; essa, porém, é privada.
?Fiquei me sentindo mal. Vi o quanto era idiota o que estava fazendo, tirando fotos do celular o dia todo, de pessoas estranhas e pensando que eu era algum tipo de artista?, disse o rapaz ao site Gawker, que disponibilizou uma galeria com as melhores imagens já clicadas pelo fotógrafo.