Apesar de o acesso à internet estar crescendo no Brasil, ainda há muita gente que fez apenas metade do caminho da inclusão digital. Dados divulgados nesta terça-feira (6) indicam que 4,8 milhões de casas em que já há ao menos um computador não têm acesso à internet. Isso representa 26,22% dos domicílios em que há PCs.
A informação é da 5ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC Domicílios 2009), divulgada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
O estudo indica que, até o ano passado, 18,3 milhões de domicílios, o que representa 32% do país, tinham um computador ? em 2008, esse número era de13,9 milhões. Enquanto isso, em 2009 o acesso à internet chegou a 13,5 milhões de casas (24% da população), contra 10 milhões no ano anterior.
Em nota, o NIC.br diz que, "apesar do número de lares com computador ter atingido seu maior nível de crescimento desde o início da pesquisa, o acesso à rede não acompanhou este aumento".
? Nota-se aumento na proporção de domicílios com computador, mas sem acesso à Internet, demonstrando que o custo do acesso à rede ainda é elevado.
E a maior parte das casas conectadas no Brasil (66%) usa internet em banda larga. Os pesquisadores dizem que, "apesar de se concentrar nos domicílios economicamente mais favorecidos, a taxa de crescimento anual mostra que a população com menor renda possui cada vez mais esse tipo de conexão".