Supostos pedaços do meteorito de Tcheliabinsk já são oferecidos na Rússia, a preços que variam de acordo com o gosto do freguês.
Enquanto as autoridades russas anunciavam que desistiram de procurar o objeto que caiu na região central dos Urais, deixando mais de 1.000 feridos e espalhando estragos, sites de venda online anunciavam gramas e até quilos que seriam do meteorito resultante da queda.
No www.avito.ru, site de vendas conhecido no país, havia pelo menos dez anúncios postados ontem.
Em todos podia-se encontrar alguma menção a Tcheliabinsk. Uma das ofertas dizia: "200 kg. Achei ao lado de um lago em Tcheliabinsk e decidi vendê-lo, já que é uma pedra preciosa."
Naturalmente, a chance de ser algo autêntico parece baixa. O anúncio vinha acompanhado da foto do lago isolado pela polícia e não tinha preço.
Em outro, o anunciante é mais específico: um pedaço grande vale 15 mil rublos (cerca de US$ 500) e há 16 disponíveis, os pequenos, 77 no total, 2.000 rublos (US$ 67).
A região em torno do lago onde foi localizado um buraco associado ao meteoro foi isolada e há uma grande curiosidade na cidade para encontrar pedaços.
A decisão de suspender as buscas anunciada pelas autoridades locais fez com que muita gente começasse questionar se o acidente realmente foi provocado pela queda de um meteoro.
"Para mim, não era meteoro. É algo que o governo quer esconder", disse em um hotel moscovita uma universitária que não quis se identificar. "Na Rússia é assim."