Cientistas sul-coreanos afirmam ter copiado a estrutura do ventre de um vagalume para criar o que eles consideram ser uma lâmpada de LED melhor e mais barata. A intenção é que ela seja usada em smartphones, televisores e outros dispositivos.
Os cientistas explicaram que foram inspirados pelo inseto e sua eficiente fonte de luz natural para desenvolverem a pesquisa. ?Nós fizemos uma nova lâmpada LED copiando a nanoestrutura da lanterna do vagalume?, disse o Ki-Hun Jeong, professor associado do Departamento de bioengenharia do Korea Advanced Institute of Science of Technology, em um artigo publicado no periódico científico norte-americano Proceedings of the National Academy of Sciences.
Os vagalumes produzem luz a partir da parte inferior dos segmentos abdominais com o intuito de atrair parceiros e presas.
Ao copiar a estrutura de três camadas inferiores do abdômen do inseto, Jeong e seus colegas conseguiram uma alternativa para retirar um caro componente existente em lâmpadas LED, o que permitirá minimizar o preço das atuais lâmpadas.