Tudo fica melhor com um upgrade. Mas programas que deixam seu computador mais versátil podem custar dezenas ou centenas de reais. Felizmente os programas que listamos aqui não custam nada: são ?freeware? (software grátis) no mais puro sentido da palavra. Alguns deles podem ter alguns recursos limitados em relação a uma versão ?completa? (e paga), mas incluímos apenas programas com recursos suficientes na versão grátis para serem úteis.
Não há dois PCs iguais, então você precisa se certificar de que o software que baixar é compatível com sua máquina. Todos os programas que listamos funcionam no Windows 7, e a maioria deles também funciona com versões mais antigas do Windows como o Vista ou XP, mas verifique os requisitos de sistema de cada um deles no site do fabricante antes de instalar.
Também é recomendado criar um ponto de restauração do sistema antes de instalar qualquer programa que tenha acesso aos seus arquivos ou configurações do sistema operacional, como anti-vírus, aplicativos de desktop remoto, utilitários para remoção segura de arquivos, etc. A regra é simples: é melhor prevenir do que remediar. Se algum programa causar problemas, basta ?voltar? o sistema para o ponto de restauração feito antes de sua instalação e pronto!
Com tudo pronto, é hora de ?incrementar? seu PC. Preparado? Desta vez iremos mostrar cinco ótimas ferramentas para lidar com fotos, vídeos e músicas.
Freemake Video Converter - Este aplicativo gratuito extrai vídeos em Flash de seus sites favoritos e os converte para seu formato favorito para que possam ser vistos offline. A conversão é feita ?on-the-fly?, durante o download, com informações como o tamanho do arquivo e uma estimativa do tempo necessário mostradas durante o processo. A lista de sites suportados é enorme, e inclui até a Comedy Central, que exibe na íntegra sucessos como novos episódios de South Park.
Photo Pos Pro - A maioria dos editores de imagens força o usuário a escolher entre ?simples e ineficaz? e ?poderoso mas complexo?. Entretanto, o Photo Pos Pro consegue equilibrar poder e usabilidade. A interface é simples e intuitiva, e você encontrará todas as ferramentas automáticas para edição que sempre quis: redução de olhos vermelhos, aumento ou redução de nitidez, correção de cores (que podem ficar mais ?quentes? ou ?frias?), molduras e efeitos especiais e mais. Também há ferramentas de desenho, além da capacidade de trabalhar com camadas.
FastStone Image Viewer - É tedioso visualizar várias fotos rapidamente usando as ferramentas padrão do Windows. Mas o FastStone é rápido como um raio e permite gerar miniaturas de pastas inteiras. Também é capaz de cortar, rotacionar e redimensionar imagens, enviá-las por e-mail ou criar slideshows. Além disso é possível converter entre vários formatos de arquivos, e aí está um dos principais pontos fortes do programa: ele é capaz de lidar com imagens em quase qualquer formato do qual você já tenha ouvido falar.
Songbird - Embora lembre o iTunes, o Songbird pode fazer muito mais. Este player Open Source pode reproduzir múltiplos formatos de áudio, incluindo faixas protegidas com tecnologia de DRM como a Apple FairPlay ou Windows Media DRM. O player pode ser personalizado com ?complementos?, como num navegador, que modificam sua aparência, adicionam novos recursos e muito mais. Infelizmente o Songbird não é capaz de ?ripar? CDs, reproduzir vídeo nem conversar com um iPhone ou iPod Touch. Ele pode não se tornar seu media player principal, mas brincar com seus muitos complementos certamente é interessante.
Audacity - Extremamente poderoso, o Audacity é um software para gravar e editar som, e traz um conjunto de ferramentas tão grande que provavelmente é muito mais do que você precisa. Há dúzias de efeitos sonoros e um mixer bastante capaz, além de filtros como redução de ruído e gerador de eco. É possível trabalhar com arquivos em formatos como AIFF, MP3, Ogg Vorbis e .WAV e ?mixar? um número ilimitado de faixas. Éum ótimo programa tanto para quem quer brincar com sons quanto para editores mais experientes.