Viva! “Aproveitar a vida real”: o movimento para abandonar os smartphones - De volta, por enquanto

Usuários estão se desligando da internet móvel para tentar ter mais controle de suas vidas e aproveitar mais o mundo real. - De volta, por enquanto

Slide 2 de 3

De volta, por enquanto

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Lynne Voyce, uma professora e escritora de 53 anos da cidade de Birmingham, na Inglaterra, seguiu na direção oposta. Ela voltou a usar um smartphone em agosto do ano passado, depois de uma pausa de seis anos.

Ela afirma que foi convencida, com certa relutância, a comprar um aparelho novamente por ter de lidar com códigos de QR em restaurantes e os chamados passaportes de covid, além de facilitar o contato com uma de suas filhas, que vive em Paris (França).

Mas ela planeja abandonar o celular novamente, se ela puder. "Depois da pandemia, e quando Ella [sua filha mais velha] não estiver mais vivendo no exterior, pode ser que eu tente largar de novo. Parece que falamos de um vício, não?"

Quando Voyce abandonou seu smartphone pela primeira vez, em 2016, foi para ajudar a incentivar suas filhas a reduzir o tempo que gastavam com seus aparelhos. "Elas estavam grudadas em seus celulares. Pensei que a única forma de parar com isso seria eu abandonar meu próprio telefone. E fez toda diferença", diz a professora.

"Por exemplo, nós iríamos a um restaurante, e elas não mais me viam pegar o meu celular." Não ter um smartphone "tirou bastante pressão do meu cérebro", diz ela.

"Eu não sentia mais que eu tinha de responder coisas instantaneamente ou estar disponível quando eu havia saído."

Apesar disso, enquanto alguns se preocupam com quanto tempo eles gastam com seu aparelho celular, para milhões de outras pessoas ele é uma bênção.

Os smartphones tornaram-se ainda mais importantes durante a pandemia de covid (Foto: Divulgação/Getty Images)"Mais do que nunca, o acesso a serviços de saúde, educação, serviços sociais e, frequentemente, a nossos amigos e parentes é digital, e o smartphone é uma salvação para muita gente", afirma um porta-voz da rede de telefonia celular Vodafone, do Reino Unido.

"Nós também criamos recursos para ajudar as pessoas a tirar o melhor proveito de seu aparelho tecnológico, assim como ficar seguro quando estiver online - o que é extremamente importante."

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES