O WebOS, interface que a LG desenvolveu para sua linha de televisores, foi revelada na CES 2014, realizada em Las Vegas (EUA) e o TechTudo teve a oportunidade de conferir uma demonstração. O resultado? O WebOS é bom, fluido e divertido. De fato, muito mais fácil de usar do que as interfaces das smartTVs atualmente disponíveis no mercado.
Para começo de conversa, a instalação. Quando você compra uma smartTV é preciso configurá-la. E isso pode levar de alguns minutos a algumas horas, dependendo das configurações de rede e dos pacotes de atualização. Com o WebOS, isso fica realmente em alguns (poucos) minutos. Escolhe-se a rede e, após alguns passos fáceis de entender (até nossos avós podem fazer isso com facilidade), e voilá: tudo pronto.
Com o WebOS, também, parece ser o fim daqueles irritantes menus de seleção de fontes de conteúdo. HDMI, TV, Smart, DVD, Blu-Ray? agora tudo fica mais fácil e, sobretudo, rápido. Além disso, você pode ir direto para seu serviço de streaming favorito - no caso brasileiro, por enquanto, Netflix, usando o belo menu inicial da plataforma.
Além da navegação fácil e fluida, é possível também instalar apps da LG Store, que funcionam da mesma forma que smartphones e tablets. O navegador (para Internet) ficou mais clean e rápido. Nada mais de engasgos ou páginas mal carregadas, uma vez que tudo aparece redondo, justinho, sem irritações.
O teclado, na tela, é grande e também funciona muito mais rapidamente do que os disponíveis no mercado. No entanto, um controle-teclado cairia bem, né...
Um serviço muito interessante do WebOS LG é o comparativo de preços: você entra no menu ?Today?, que mostra alguns dos filmes e séries sugeridos. Ao escolher um deles, o WebOS te diz qual serviço de vídeo on demand é o mais barato - ou mesmo gratuito, já que os serviços possuem promoções sazonais. Uma verdadeira mão na roda para economizar.
Além disso, a integração social também possui uma experiência melhor do que os sistemas atuais. Redes sociais e YouTube funciona de forma objetiva e bonita.
De acordo com a LG, o plano é que pelo menos 70% de sua linha de televisores de 2014 já venha equipada com o WebOS. E isso deve incluir o Brasil, ao menos a partir do segundo semestre. Então, se você planeja comprar uma smartTV da gigante coreana, talvez seja melhor esperar. O WebOS realmente vale a pena.