O WhatsApp, o popular mensageiro para smartphones, ficou fora do ar na noite deste sábado (7), após uma falha global no serviço. O problema começou a ser relatado por usuários por volta das 19h, horário de Brasília, e, logo em seguida, o perfil oficial do WhatsApp emitiu um comunicado confirmando a instabilidade: "Nosso sistema está passando por problemas. Estamos trabalhando nisto e esperamos resolver tudo em breve".
Durante o período crítico - que durou cerca de duas horas - as mensagens eram enviadas, mas não recebiam o duplo check, indicativo de envio e recebimento. Por volta das 21h30, o sistema começou a ser normalizado e os textos chegavam, muitas vezes com atraso, a seus destinatários. A regularização do sistema, embora notada por muitos usuários no Twitter e Facebook, não foi confirmada pelo perfil oficial do WhatsApp no microblog.
O problema é o segundo em menos de duas semanas. Na noite da quarta-feira (27/11), outra falha do WhatsApp fez com que usuários fossem expulsos de grupos criados por seus contatos. A equipe do programa estava parcialmente de folga por causa das comemorações de Ação de Graças, o que atrasou a resolução dos problemas - e gerou mais reclamações e troladas nas redes sociais.
Durante o erro, quem era removido, recebia um pedido de recadastramento no serviço e era direcionado para uma nova página de login para confirmar o número usado no aplicativo. Ao tentar se conectar, o software não respondia e tornava o WhatsApp inútil no celular. Mesmo os administradores de grupos, pessoas que criaram os bate-papos coletivos, foram expulsos deles e a administração dos contatos foi passada para outras pessoas de forma automática.
Recentemente, usuários de WhatsApp enfrentaram problemas com a chegada do nono dígito em alguns estados. Na época, porém, os bugs foram todos resolvidos. No Brasil, o WhatsApp é líder no seguimento de mensageiros.