Nesta terça-feira (17), a Xiaomi divulgou o encerramento da sua conhecida interface para smartphones Android, a MIUI, que será sucedida pelo HyperOS. Esta nova interface mantém sua fundação no sistema operacional da Google, porém agora está profundamente integrada com o sistema desenvolvido internamente pela Xiaomi.
O HyperOS é uma fusão entre o Android e o Xiaomi Vela, o sistema operacional da marca chinesa projetado para dispositivos da Internet das Coisas.
"Ao combinar o Android com o nosso Xiaomi Vela, Xiaomi HyperOS mudou completamente a arquitetura subjacente para servir de base para conectar bilhões de dispositivos e conexões. Estamos entusiasmados para ver o que o futuro reserva!", anunciou Lei Jun, CEO da Xiaomi.
A implementação progressiva da nova interface ocorrerá nos smartphones, iniciando pela linha Xiaomi 14, cujo lançamento é previsto para outubro.
A Xiaomi informou que a MIUI é atualmente utilizada por mais de 1,1 bilhão de usuários e garantiu que a nova interface manterá sua "essência", visando oferecer a "experiência de sistema mais centrada no usuário e fácil de usar".