A fabricante chinesa Zopo resolveu entrar na disputa dos smartphones Full HD com o C2, um xing-ling com pretensão de alçar voos mais altos. O lançamento chega com configurações potentes para bater de frente com o Galaxy S4. Por um preço bem menor, ele oferece tela de 5 polegadas LTPS de alta resolução (1080p) e câmera traseira de 13 megapixels.
O Zopo C2 utiliza o processador MediaTek quad-core de 1,2 GHz, comum em clones chineses, 1GB de memória RAM, 4 GB de espaço interno com entrada para cartão microSD, bateria de 2000 mAh e corpo com apenas 8,5 mm de espessura. Na parte frontal, o aparelho traz uma câmera de 5 megapixels, algo inédito no segmento.
Outro ponto que chama a atenção neste xing-ling poderoso é o sistema operacional: o Aliyun OS. O software, baseado em Linux, foi construído sobre os principais componentes do Android e teve seu lançamento bloqueado em 2012 pelo Google. No entanto, com o lançamento, não ficou claro como a discussão entre a companhia de buscas e os criadores da nova plataforma foi resolvida.
Ao todo, foram disponibilizadas cinco mil unidades do Zopo C2 para pré-venda no Tmall, uma espécie de eBay local, com promessa de entrega em qualquer lugar do mundo. O preço? US$ 230, cerca de R$ 500 reais. Porém, uma notícia nada animadora para os brasileiros é que, com a decisão da Anatel de coibir o uso de modelos não certificados, é bem provável que o aparelho não vá funcionar em território nacional.