A telemedicina possui vasta aplicabilidade na área da saúde e garante a segurança tanto do paciente quanto do profissional. De forma provisória, durante esse período de quarentena, o cirurgião plástico William Machado utiliza a tecnologia para consultas por telefone celular ou computador.
O atendimento é feito diretamente entre o cirurgião e o paciente. "Toda a consulta é realizada seguindo as orientações do Ministério da Saúde com registro em prontuário clínico, indicação de data, hora, tecnologia usada e o número do Conselho Regional Profissional do médico juntamente com a sua unidade da federação", explica William Machado.
Para os pacientes de desejam fazer futuramente um procedimento, é uma ótima oportunidade para realizar a primeira consulta. "Nesse primeiro contato explicamos todos os detalhes da intervenção desejada, tiramos dúvidas e esclarecemos sobre os mitos e o medo que existe em relação à cirurgia plástica", detalha o cirurgião.
A regulamentação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina é uma importante ferramenta para garantir o atendimento médico eficiente e de qualidade no local onde o paciente estiver, neste momento de quarentena. "Além disso, juntamente com outras medidas contribui para prevenção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus", esclarece.
William Machado ainda ressalta que continua seguindo todas as recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e das autoridades sanitárias Federais, Estaduais e Municipais, bem como Conselho Federal de Medicina e Conselhos Regionais de Medicina para plena segurança de todos nesse momento.