Temperatura fica em torno de 40° durante a semana e umidade cai

As chuvas devem continuar ausentes durante todos estes dias na capital.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os teresinenses que sofrem com as altas temperaturas dos últimos dias terão que continuar usando medidas alternativas para amenizar o calor. Dados do Climatempo mostram que as temperaturas na capital deverão se manter elevadas, pelo menos até final desta semana. Teresina deverá registrar nos próximos dias temperaturas em torno de 40°C.

Já a umidade relativa do ar, que está com média próxima de 20%, chega, durante toda essa semana, a médias de 35%. As chuvas devem continuar ausentes durante todos estes dias na capital. Os ventos também deverão ser fracos estes dias, o que aumenta a sensação de calor, tanto na capital como em vários municípios piauienses.

Dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) mostram que a massa de ar quente e seca, além de Teresina, continua atuando sobre todo o Piauí, inibindo, assim, as chuvas e deixando as temperaturas muito elevadas em todo o estado, situação esta que deve se prolongar por toda a semana.

O dia de ontem foi de poucas nuvens e muito calor, com máxima de 40°C. O Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) variou de 13 a 14, valor considerado extremo.

Levantamento da Semar mostra ainda que o Piauí está entre os estados brasileiros mais atingidos pelos efeitos da prolongada seca que desde o início da estação chuvosa vem apresentando baixos acumulados de chuva que causaram perda parcial ou total de sua safra agrícola.

A estação chuvosa no período entre outubro de 2011 a maio de 2012 foi prejudicada, já que a partir de dezembro de 2011 até o final da estação, as chuvas comportaram-se abaixo da média.

Queimadas - O Piauí já registrou só neste mês de outubro, até esta segunda-feira (22), um total de 1.433 focos de queimadas. Só no domingo e segunda-feira, com a baixa umidade do ar, o Estado já acumulou 121 focos.

Com isso, o Piauí ocupa a 6ª colocação entre os estados com maior número, com 12.750 focos, entre 01 de janeiro e 22 de outubro de 2012. Esse número corresponde a um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2011.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES