O Brasil terá momentos de chuva, geada e até neve. Na regiões Centro-Sul do país, sobretudo no Sul, nas regiões das Serras Gaúcha e Catarinense o frio deverá ser intenso. Em boletim emitido pela Climatempo, está prevista que uma massa de ar frio chegue ao país e isso deve causar uma queda acentuada nas temperaturas.
Segundo a revista Globo Rural um fenômeno deve chamar atenção de acordo com Alexandre Nascimento, especialista da Rural Clima. Ele aponta que nos próximos dias será possível verificar o registro de granizo, neve, geadas e, até chuva congelada.
Frio intenso
A neve e ao granizo, elas devem ficar concentradas nos pontos mais elevados da região Sul, como São Joaquim (SC), de acordo com o especialista.
"A tendência é de condições favoráveis a formação de geada na Região Sul no período de 17 a 22/05. No sul do Mato Grosso do Sul, de 17 a 21/05 e, em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18 e 22/05", informa Instituto Nacional de Meteorologia em boletim.
Frente fria
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia a passagem de uma frente fria deve casuar mudanças em quinze estados, emitindo ai alerta para os próximos dias.
A temperatura deverá cair em nove unidades federativas. Na região Norte deverá ter um aumento de chuvas intensas nas regiões como Marajó, Baixo Amazonas, dentre outros.