Temporais devem ocorrer no Piauí nos próximos dias

As pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento levam à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O verão é a estação que traz temporais com chuvas intensas e altas temperaturas. O prognóstico divulgado pela meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), indica que as chuvas continuarão intensas até dia 21 deste mês. Segundo o boletim do Climatempo, há riscos de temporais isolados no Estado.

Conforme a meteorologista, as condições para chuva vão continuar altas. As pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento levam à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde e começo da noite, e podem estar associadas à formação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável por provocar dias seguidos de tempo nublado e volumes consideráveis de chuvas.

Crédito: Raíssa Morais

"A previsão é de chuvas para todo o Estado, pelo menos até o dia 21 deste mês. A ZCIT está bem ativa. Agora, os temporais e as chuvas estarão mais concentradas ao Norte do Piauí, em alguns municípios as chuvas serão potencialmente fortes. Em outras regiões do Sul chove, mas de forma isolada, inclusive há locais que praticamente não irá chover. Apenas nesses locais não têm expectativa de chuva.” caracteriza Sônia.

Por outro lado, a ausência de chuva no Sul do Piauí está relacionada à atuação de uma grande massa de ar seco que deixa os dias com sol e forte calor.

De acordo com o Climatempo, áreas do Norte do Maranhão e do Piauí, Centro-Norte do Ceará e em praticamente todo o Estado do Rio Grande do Norte, o dia será de tempo muito instável e pode chover a qualquer hora. Há risco de temporais isolados.

O verão termina no dia 20 de março, quando se inicia o outono. Mesmo assim, de acordo com a meteorologia, a quadra chuvosa no Estado deve se estender até abril e maio de 2019.

Vale ressaltar que, nos meses de janeiro e fevereiro, os raios ultravioletas estarão nos níveis máximos e é recomendado que a população evite se expor ao sol das 10h às 16h.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES