Temporal causa duas mortes e danifica 400 casas em Itaperuçu

As vítimas morreram soterradas por um muro que caiu

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mais de 400 casas foram danificadas com a forte chuva que atingiu Itaperuçu, Região Metropolitana de Curitiba, na noite de sexta-feira (30), de acordo com a Defesa Civil. Dois adolescentes morreram soterrados por um muro.

Pelo menos, 120 residências tinham sido danificadas diretamente, e 300 indiretamente, conforme números contabilizados até as 13h deste sábado (1º).

Segundo o tenente Carlos Eduardo Klein, do Corpo de Bombeiros, 50 famílias ficaram desalojadas e precisaram ir para casas de parentes. O tenente ainda relatou que uma família ficou desabrigada e foi para um abrigo público.

Além das duas mortes, há dois feridos, conforme a Defesa Civil.

Adolescentes mortos

Os bombeiros disseram que os dois adolescentes jogavam bola quando o temporal ficou mais forte, por volta das 19h, e tentaram se proteger da chuva atrás de um muro, que acabou desmoronando. Os dois morreram no local.

"Ele era muito legal, gente boa, calmo, brincalhão. Vai fazer muita falta, muita mesmo. Não dá para acreditar que ele não está aqui no meio de nós agora. Até ontem vi ele aqui bem na frente, dei tchau para ele, falei: 'Fique com Deus', entrei no carro e saí. Achei que ele ia ficar em casa, mas foi no campo e aconteceu isso", disse Guilherme Pereira, irmão de um dos adolescentes que morreram.

Microexplosão

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os ventos em municípios Região Metropolitana da capital paranaense – como Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Cerro Azul – passaram de 100 km/h.

Até o meio-dia deste sábado, não se tinha confimação de passagem de tornado na região. O Simepar explicou que, provavelmente, o que houve uma microexplosão.

Esse fenômeno, segundo o Simepar, ocorre quando um forte jato de vento desce ao solo de uma única vez, causando estragos.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES