O céu permanece com nuvens carregadas em Teresina, mas os volumes de chuva devem aumentar a partir desta quinta-feira (26). Essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém alertas para chuvas intensas na capital piauiense. No mapa que prevê o volume chuvas nos meses de fevereiro, março e abril, o quantitativo de chuvas deve ser 70% acima do esperado na região.
Os acumulados podem chegar a 50 mm, até a sexta-feira (27), e as temperaturas variam de 21º a 31º, ao longo do dia. Mesmo entre nuvens, o sol deve aparecer durante a tarde.
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera está ajudando a formar nuvens carregadas, que provocam fortes pancadas de chuva pelo Piauí.
Ao observar o mapa de precipitação por tercil (categorias abaixo da faixa normal, dentro da faixa normal e acima da faixa normal) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o climatologista Werton Costa indica que o Piauí, especialmente Teresina, terá uma boa estação de chuvas.
“A faixa Norte foi profundamente contemplada [pelas chuvas]. A previsão de consenso para fevereiro, março e abril está muito otimista. Há uma boa quantidade de chuvas para o Norte, Centro-Norte e Médio Parnaíba, ou seja, a maior parte do Piauí está contemplada e a parte que não está [região do extremo Sul], está dentro da normalidade. Se consolidado, nós temos, só para a capital, volumes que podem ser 70% acima da normal climatológica”, disse Werton Costa.
Os teresinenses enfrentaram, mais uma vez, o tempo nublado e as chuvas esporádicas no decorrer desta semana.
As chuvas do mês de janeiro, ou seja, na estação do verão, ocorrem numa época em que parte do estado se encontra nas bordas do sistema do vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), que é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, o que provoca a descida do ar seco para a superfície.
Nas bordas deste sistema, ocorre a formação de nuvens. As chuvas chegam acompanhadas de temperaturas agradáveis, com mínima de 21ºC e a máxima de 32º.