A 7ª edição do Prêmio Cidades Amigas do 5G realizada, na terça-feira (8), em Brasília, reconheceu Teresina como a capital da região Nordeste que mais avançou e se destacou ao incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade da tecnologia móvel.
O prêmio foi recebido por Wassil Junior, secretário do escritório de representação do município de Teresina em Brasília (EMARI/PMT). Segundo ele, a honraria é um reconhecimento das medidas adotadas pela administração pública municipal no intuito de viabilizar a chegada do 5G na cidade.
“Esse prêmio foi conquistado em virtude de uma lei assinada pelo prefeito Dr. Pessoa, que regulamentou todo o aparato jurídico para possibilitar a modernização da estrutura. Isso colocou nossa capital em destaque, à frente de outras cidades brasileiras, em relação à sua legislação”, pontuou Wassil Junior.
Em março, o prefeito Dr. Pessoa sancionou a lei municipal estabelecendo as regras para o procedimento de instalação das Estações Transmissora de Radiocomunicação (ETR), atendendo aos termos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em setembro, a tecnologia 5G já estava disponível em Teresina.