Teresina ocupou o 5º lugar do maior volume de chuvas no Brasil

De acordo com os dados, choveu 70,6mm na capital durante três horas.

chuva | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A intensa e demorada chuva que atingiu Teresina durante a madrugada desta segunda-feira, 15 de fevereiro, fez a capital do Piauí ocupar o 5º lugar no ranking dos maiores volumes de chuva registrados no Brasil nas últimas horas, segundo o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

De acordo com os dados, choveu 70,6mm na capital durante três horas. Segundo o climatologista Werton Costa, a aproximação da zona de convergência intertropical do litoral do Nordeste garantiu para a cidade de Teresina e algumas cidades do norte piauiense volumes expressivos de chuva. 

“Segundo as estações pluviométricas a capital em diferentes postos pluviométricos mapeou chuvas entre 74mm a 32mm. 74mm na região leste, um volume muito expressivo, a maior chuva do ano e 32mm na região sudeste. O centro registrou apenas 5mm e a cidade de Timon oscilou entre 45mm a 47mm de acumulado. Volume expressivo resultante da formação de um núcleo convectivo que permaneceu estacionado sobre a capital por mais de três horas”, afirmou.

RANKING

Santana do Araguaia-PA: 97,6mm
 

Bacabal-MA: 91,4mm
 

Santa Rita do Pardo-MS: 80,4mm
 

Itacoatiara-AM: 73,9mm
 

Teresina-PI: 70,6mm

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES