Teresina deverá fechar 2021 com meio milhão de turistas que visitaram a cidade. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), baseados nas pesquisas de receptivo realizadas no Aeroporto Senador Petrônio Portella, no período de 9 a 15 de dezembro.
Ao todo, foram entrevistadas 450 pessoas no portão de embarque e 365 no portão de desembarque, com apoio da INFRAERO. A previsão para o mês de dezembro é de aumento no fluxo de passageiros em torno de 5% em relação ao mês anterior, sobretudo em razão do período de Natal, réveillon e férias escolares.
“Em novembro passado, Teresina recebeu um fluxo de 42.791 turistas, com previsão de crescer 5,3% e alcançar 45.059 turistas em dezembro, tendo como base uma projeção feita pela regressão linear”, explicou o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros. "Com esses números, o fluxo global ficará em torno de meio milhão de pessoas no ano”, complementou.
Passageiros vacinados
De acordo com o órgão, este mês de dezembro representou 41,7% do fluxo total de passageiros embarcados, um crescimento incentivado pela retomada do turismo e aplicação das vacinas contra a Covid-19. A pesquisa identificou que 77% dos pesquisados afirmaram já ter tomado a segunda dose da vacina, 18,2% tomaram a dose de reforço e apenas 0,4% não se vacinaram.
“O avanço da vacinação em todo o país está gerando um grande otimismo na sociedade, que vem retomando suas viagens de forma gradativa e contribuindo para uma recuperação mais rápida da atividade turística”, disse o secretário da SEMDEC, Marcelo Eulálio.
Em relação à permanência, a pesquisa indicou que o turista passa em média 5,7 dias na capital, realizando um gasto médio diário de R$ 131,70 por pessoa.
Turistas residentes em Teresina
A pesquisa também identificou o perfil de viagem dos residentes em Teresina, que correspondeu a 30,7% do fluxo de passageiros desembarcados pelo aeroporto, enquanto 43,9% são turistas chegando à cidade. Os residentes em Teresina informaram que permanecem em média 4,9 dias fora da cidade, com um gasto médio diário de R$ 197,00 por pessoa.