Teresina registrou em diversos pontos da cidade uma chuva repentina na tarde desta segunda-feira (12) em meio ao período mais quente do ano, o B-R-O bró. Nas redes sociais, muitas pessoas aproveitaram para registrar o fenômeno nada esperado. De acordo com Werton Costa, climatologista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em vídeo enviado ao Meionorte.com, a mudança na condição temporal da capital foi resultado das condições relacionadas à combinação de calor que o município vêm registrando nos últimos dias e o incremento de umidade relativa do ar.
O climatologista explica que o que diferenciava em relação aos dias anteriores é que o padrão de umidade relativa do ar da capital estava abaixo de 40% e hoje superou os 50%.
"Teresina registrou uma mudança súbita na condição temporal. Basicamente, uma condição de tempo abafado por força de nebulosidade. Nós tivemos um padrão acima de 50% da umidade do ar, o que possibilitou a formação desse padrão de nebulosidade. Temos aqui uma nuvem Cumulonimbus, a primeira do mês de outubro. Nós temos uma concentração maior de umidade. Foi uma chuva rápida, chuva pontual, de pequeno volume. Mas essas condições são resultantes da combinação do calor e incremento de umidade”, afirma.