O índice de isolamento em Teresina chegou a 38,9% na terça-feira (5). Foi o pior registro desde o decreto de quarentena e o prefeito Firmino Filho, preocupado, engrossou o tom: “Espero que as pessoas que estejam desrespeitando a quarentena saibam da sua responsabilidade com as vidas que serão perdidas”, disse o gestor em sua conta do twitter.
Firmino Filho alerta para o risco de não obedecer as recomendações de isolamento social. “Estamos num caminho perigoso. O sucesso da quarentena levou a um falso sentimento de segurança e isso está levando ao cenário que temos hoje. Isso terá uma grave consequência a cada um de nós. Compromisso com a vida significa compromisso com o isolamento presente. Vida a gente tem que defender, dívida depois a gente resolve”, acrescenta o Prefeito.
Teresina tem 580 casos confirmados de Covid-19 e 14 óbitos. Uma pesquisa por amostragem mostrou que a taxa de infecção em Teresina cresce 60% por semana. A estimativa é que a capital tenha 12.492 pessoas infectadas pelos vírus.
Em duas semanas, a maior taxa de isolamento registrada foi de 58,8%, no dia 26 de abril. Com a redução no índice, a prefeitura vai endurecer as medidas para evitar o colapso no sistema de saúde.