Para uma boa locomoção, as calçadas devem seguir princípios básicos como a acessibilidade, desenho urbano, sustentabilidade, segurança, autonomia, nível de serviço e conforto, que são imprescindíveis para uma cidade organizada e que contemple seus habitantes.
Desde que foi estabelecida a nova Lei das Calçadas 4.522/14, Teresina passou por atualizações em seus critérios para reconstrução, conservação, utilização e padrões das calçadas e passeios. A partir disso, a Prefeitura de Teresina lançará uma nova cartilha orientando os teresinenses sobre a execução e manutenção de suas calçadas.
De forma didática, o manual “Como fazer uma calçada legal em Teresina” vai esclarecer as principais dúvidas da população relacionadas à execução, dimensões corretas para passeios, e conceitos sobre acessibilidade, segurança e autonomia.
A elaboração do manual é uma iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro-Norte (SDU Centro-Norte), através de sua Coordenação Especial da Área Central de Teresina (CEAC). “Tem como objetivo permitir a todos aqueles que pretendem construir suas calçadas seguindo as prescrições de lei e possam tirar todas as suas dúvidas e problemas que porventura venham a surgir”, conta Constance Jacob, coordenadora Especial da Área Central de Teresina.
Todos esses componentes chegarão de forma lúdica para a construção bem-sucedida de uma calçada. “O manual está bem elucidativo, com desenhos, explicações e também terá uma sessão com as dúvidas mais frequentes e outra com os erros mais frequentes”, explica. (A.S.)