Teresina se destaca mais uma vez no quadro de medalhas de uma competição educacional a nível nacional. A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB) acabam de divulgar o resultado da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2016, onde os alunos das escolas públicas municipais de Teresina conquistaram 74 medalhas - sendo 20 de ouro, 20 de prata e 34 de bronze.
A competição envolveu estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. O objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência. Os melhores classificados ainda representarão o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2017.
O primeiro contato dos estudantes da Rede Municipal com a Astronomia e a Astronáutica é através do Programa Cidade Olímpica Educacional, que promove aulas de aprofundamento em disciplinas específicas aos sábados. Com laboratório para as experiências e simulados baseados nas principais competições de conhecimento, o Programa prepara campeões para chegarem cada vez mais longe.
Ano passado o resultado da OBA utilizou a média 6,8 como média de corte, e esse ano pulou para 8,2, tornando o desafio ainda mais exigente. O resultado na Olimpíada dá força para outro projeto que está em fase de planejamento e deve estimular a pesquisa na área.