Uma tempestade geomagnética deve atingir a Terra nesta quarta-feira (25) devido à liberação de uma grande quantidade de plasma e partículas de alta energia pelo Sol. Essa "explosão solar", conhecida como ejeção de massa coronal (CME), ocorreu no último domingo, por volta das 18h40 (horário de Brasília), quando uma grande mancha solar entrou em erupção.
A nuvem de plasma está se movendo rapidamente, a mais de 1 milhão de quilômetros por hora, e deve chegar ao nosso planeta às 12h desta quarta-feira.
SEREMOS AFETADOS DE ALGUMA FORMA?
Embora a tempestade passe perto da magnetosfera da Terra, que nos protege de partículas espaciais, ela não nos atingirá diretamente. Normalmente, um impacto leve assim não causaria uma tempestade geomagnética significativa. Contudo, com a aproximação da primavera, as chances de uma leve tempestade geomagnética aumentaram.
NÍVEIS DE TEMPESTADES
As tempestades geomagnéticas são classificadas de G1 a G5, sendo G1 "leve" e G5 "extrema", capaz de causar apagões e problemas em sistemas de comunicação. A tempestade que se aproxima é de nível G1, o que indica um risco muito baixo de afetar a infraestrutura, como torres de celular e satélites.