O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (Cisla) faz atendimento a pacientes pós-Covid, desde novembro do ano passado, com consultas e exames nas especialidades de neurologia, nefrologia, pneumologia, fisioterapia, nutricionista e cardiologia. O Cisla é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Já foram ofertados 4.406 atendimentos, no período de 18 de novembro do ano passado a 23 de junho deste ano. Todos os agendamentos para atendimento no Lineu Araújo são realizados com encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O infectologista e diretor clínico do Lineu Araújo, Walfrido Salmito, destaca que esses atendimentos são extremamente importantes, pois a Covid pode evoluir para doenças graves. “Os nossos atendimentos no ambulatório pós-Covid são para os pacientes, que especialmente tiveram internação em ambiente de UTI ou internação prolongada”, diz.
O médico esclarece que nos casos mais graves os pacientes são acometidos por várias sequelas. “Podem ser sequelas pulmonares, problemas cardiovasculares e renais nos pacientes que fizeram hemodiálise. Todos esses que tiveram complicações provocadas pela Covid precisam ser reabilitados para terem a saúde restabelecida”, diz.