Motoristas e cobradores iniciam, nesta segunda-feira (21), uma nova greve no sistema de transporte público de Teresina. A ação ocorrerá a partir de meia noite de hoje.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Antônio Cardoso, em entrevista ao meionorte.com, a greve se estenderá por tempo indeterminado, e é previsto que nenhum ônibus da frota circule pela capital até que a categoria tenha suas exigências atendidas.
Tais exigências, ainda com palavras do presidente do Sintetro, seriam a assinatura da convenção coletiva pelo empresários ligados ao transporte público, que se encontra há três anos sem firmação, com o retorno de benefícios como o tíquete de alimentação e plano de saúde.
A programação da greve, feita pelos profissionais, se iniciará em uma concentração na garagem dos ônibus e seguirá para uma manifestação em frente à sede do TRT. A ação promete apoio de sindicatos e organizações, como o de professores e estudantes.
A nova greve só se encerrará caso os trabalhadores tiverem "alguma coisa escrita através do Ministério Público e no TRT (Tribunal de Justiça do Trabalho)”, pontuou Antônio Cardoso.
Os profissionais irão retroceder a decisão de deflagrar greve caso obtenham uma proposta por parte do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) até as 18h deste domingo (20).