Nos últimos dias, a operação Luz na Infância 2 cumpriu, pelo menos, 576 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos de exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação da Polícia Civil mostrou que a pedofilia não tem rosto e pode acontecer em qualquer ambiente, classe social e ser praticado por pessoas de várias idades. Por isso, é oferecido ao público dois números de contato para denúncias desse tipo de crime, o Disque 100 e Disque 153.
A população pode denunciar pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100, serviço nacional de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
As denúncias recebidas são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, no prazo máximo de 24 horas, respeitando a competência e as atribuições específicas, e priorizando qual órgão será direcionado de forma imediata no rompimento do ciclo de violência e proteção da vítima.
Além do número nacional, Teresina dispõe, especificamente, do Disque 153, para contato direto com os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar da capital. As ligações são gratuitas e o sigilo do nome do denunciante será mantido.