A comitiva liderada pelo presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, visitou neste final de semana a obra do Residencial Parque Brasil, executada pelo Programa Lagoas do Norte com financiamento da instituição financeira. O diretor executivo do programa, Leonardo Madeira, acompanhou a comitiva. O residencial está inserido no Minha Casa, Minha Vida e tem padrão inédito no país. Ele será oferecido como opção de moradia para as famílias que vivem em áreas de risco na região de abrangência do PLN, garantindo melhoria na qualidade de vida das pessoas.
“A visita foi minuciosa. O presidente caminhou por todo o empreendimento e gostou muito da execução e da tecnologia utilizada, da produtividade e do rendimento da obra. No cenário brasileiro, em que muitas obras estão paradas devido à crise, esse residencial entrou na agenda da Caixa. Isso demonstra o interesse do banco pelo projeto, que é inovador. Foi um projeto elaborado pelo Programa Lagoas do Norte e representa uma grande melhoria na qualidade de vida das pessoas que vão morar lá”, explica Leonardo Madeira.
O Residencial Parque Brasil está sendo erguido em um padrão pioneiro do programa Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, são 1.022 unidades, distribuídas em 350 casas e 672 apartamentos. Cada um tem área aproximada de 50 m², com sala, cozinha, dois quartos e banheiro adaptado. Os prédios de apartamentos são formados por três pavimentos. A localização é na entrada no Conjunto Parque Brasil, na Avenida Rio Poti, zona Norte da capital.
Além dessas características pioneiras, o projeto do residencial conta ainda com lotes destinados à construção de pontos comerciais para aquelas famílias que já possuem atividade comercial em suas regiões de origem. Uma outra característica que diferencia o projeto é a estrutura urbana voltada para propiciar o trânsito de ônibus dentro do residencial e está dentro das normas e legislação em vigência em termos de acessibilidade e mobilidade urbana.
Ele será destinado às famílias que vivem atualmente em áreas de risco na região de atuação do programa. O Lagoas do Norte está propiciando visitas dessas famílias ao empreendimento, para que elas conheçam o projeto. O residencial será uma das três opções de reassentamento para essas pessoas. Cerca de 60 famílias já tiveram a oportunidade de conhecer a obra.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, conversou com empresários da capital e visitou também várias obras que a Prefeitura de Teresina está executando, como terminais de integração que compõem o sistema de transporte público e o viaduto da Avenida Barão de Gurgueia. “O Brasil não conhece o Brasil de verdade, principalmente as comunidades carentes”, disse Pedro Guimarães durante a visita a Teresina.
A comitiva passou todo o final de semana no Piauí. Depois da visita a Teresina, eles seguiram para a cidade de Oeiras. A intenção é conhecer a realidade dos estados e prospectar novas ações e produtos para que o banco estreite a relação com entes públicos e privados.