Durante reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a secretária municipal do Meio Ambiente, Elisabeth Sá, apresentou o projeto final de um dos principais programas da pasta para a cidade: o Vida Rios. Serão cerca de R$ 37 milhões em investimentos que vão revitalizar e transformar as margens dos rios Parnaíba e Poti na capital.
“Fico muito feliz em ver um projeto tão abrangente e completo como o Vida Rios. O objetivo da gestão municipal é cuidar da nossa gente. Os rios fazem parte da nossa história e agora serão ainda mais importantes para Teresina”, disse o prefeito Dr. Pessoa.
O projeto, que foi elaborado por arquitetos, técnicos e especialistas da Prefeitura de Teresina, através das Secretarias do Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Habitação com apoio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, vai valorizar os rios de Teresina e reinventar a relação do Poti e do Parnaíba com a população local.
“O Vida Rios será um marco para a gestão municipal de Teresina. Vamos transformar aquela área e queremos entregar em agosto, no aniversário da cidade, como presente a nossa população. O Vida Rios vai atravessar gerações”, revelou Elisabeth Sá, secretária do Meio Ambiente.
Projeto Vida Rios vai transformar área
O projeto inclui, desde a revitalização de todo o Cais do Parnaíba e a recuperação da mata ciliar, até a requalificação de ruas próximas. Ações como a construção de restaurantes flutuantes e pedalinhos também estão sendo pensadas para atrair os teresinenses.
“Estamos pensando em um projeto completo, que trará opções de lazer para os moradores, estacionamentos e restaurantes, e vamos tornar o Centro da cidade mais agradável para todos”, declara o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira.
O projeto será implantado em três etapas e a primeira já será contemplada, através do Programa Ação Centro, para englobar o tradicional cais do rio Parnaíba e a origem da cidade. O cais do Parnaíba será construído em dois trechos e vai da Ponte Metálica até a praça Da Costa e Silva.
Recursos já garantidos viabilizam projeto
O superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, garantiu também que já está em tratativas para obter mais recursos para implementar as ações do Vida Rios.
“Estamos trabalhando para fazer acontecer e transformar o projeto em realidade. Já conseguimos, através do senador Marcelo Castro, recursos para a primeira etapa e vamos agora avançar para conseguir todo o orçamento para o Vida Rios”, revelou Roncalli Filho, superintendente da SAAD Centro.
“O nosso principal objetivo é devolver vida ao Centro, aproximar a população dos rios, mas também realizar feiras na praça Da Costa e Silva, exposições, enfim, trazer atrativos para que as pessoas redescubram o Centro. É algo que terá a cara da gestão do nosso prefeito, um olhar social e a valorização do meio ambiente, dos rios. Enfim, trará um impacto positivo para essa área da cidade”, completou o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, da secretaria Municipal de Planejamento (Semplan).