The Vejo no Centro reúne arte e cultura em dois dias de evento

Diversas atrações artísticas animaram o público que prestigiou o evento gratuito no Complexo Cultural da Praça Pedro II, no último sábado (20) e domingo (21).

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Teresina tem lazer e diversão nas férias e a 2ª edição do The Vejo no Centro mostrou isso neste fim de semana, 20 e 21 de julho. Diversas atrações artísticas animaram o público que prestigiou o evento gratuito no Complexo Cultural da Praça Pedro II. Com o objetivo de movimentar o Centro no fim de semana, o projeto promove a integração social e cultural aos teresinenses, além de dar oportunidade às instituições e aos artesãos de mostrarem seus trabalhos à população.

Crédito: José Alves Filho

Cada espaço no complexo cultural era mais convidativo que o outro. “Essa praça é o centro cultural da cidade. Acho essa iniciativa louvável e super bacana porque traz de volta os costumes de voltar aqui. Unir exposição, show, culinária, gente, a fórmula é essa”, disse o jornalista Paulo Borges, que trouxe toda família.

O projeto Dançando na Praça, que leva atividade funcional e aeróbica, iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), abriu a programação nos dois dias. O ônibus do City Tour levou a passeio os visitantes pelos principais pontos históricos e turísticos da capital com uma parada na exposição do artista plástico Orlando Bonfim, no Museu do Piauí.

"Estamos sempre com novidades no Museu e o The Vejo no Centro incentiva as pessoas a consumirem os bens culturais de forma gratuita em dois dias", destacou a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.

A criançada aproveitou a programação com playground, animadores, oficinas e pintura de rosto tudo como uma colônia de férias. A dona de casa Mônica Freitas levou os dois filhos, o marido e os vizinhos. “Se deixar as crianças em casa eles não saem do celular. Soube da programação especial e hoje foi uma boa opção para gente sair e se divertir”, aprova ela. 

Apresentação do espetáculo Infantil ‘O Pequeno Príncipe’ ocorreu nos dois dias, no Teatro 4 de Setembro. A funcionária pública Priscila Martins também trouxe as duas sobrinhas, de 9 e 6 anos, do município de Pedro II, para prestigiar o evento.

Crédito: José Alves Filho

“Vimos a peça de teatro e foi fantástica e juntamos a valorização da cultura aqui e conseguimos visitar o centro, a igreja. Estamos vendo a prefeitura, o governo se reunindo para essa valorização cultural que é fundamental para nossa cultura e que devemos mostrar para essa geração nova”, caracterizou.

No Coreto da Praça Pedro II se apresentou o grupo Samba no Coreto na noite do sábado (20) com músicas de raiz como dos sambistas Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Tim Maia. “Objetivo é esse: fazer com que o povo caia no samba e interagindo com o Samba no Coreto como na primeira edição que todo mundo cantou e dançou”, expressou o vocalista do grupo Beto Santos.

Crédito: José Alves Filho

No domingo, o trio As Fulô do Sertão levou muito forró pé de serra. "É bom ter esse contato com o público ainda mais nesses espaços históricos da cidade com muito forró", disse o trio.

O palco principal, na Praça, ali instalado, recebeu grande público às 21h. A banda Retro Hits fez as pessoas se apertarem no sábado à noite com show de músicas que embalaram as décadas de 70, 80 e 90.  No domingo (21), foi a vez de Waldonys.

Crédito: José Alves Filho

Secretário de  Cultura anuncia revitalização do Cine Rex

"Uma iniciativa como essa no The Vejo no Centro tinha que ser apoiada. Estamos já aproveitando para anunciar a revitalização do Cine Rex como um cinema de arte revitalizando o Centro.Nesta segunda (22) entregaremos novos equipamentos de som e luz para nossos teatros privilegiando os nossos artistas locais e nacionais", adianta o Secretário de Cultura Fábio Novo.

Aproveitando diversos espaços no local, o 2º The Vejo no Centro levou apresentações diversas desde a dança, música, literatura, artes plásticas, teatro aos visitantes.  O complexo também contou com praça de alimentação, diversos food trucks com o melhor da nossa gastronomia e uma feira de livros literários. 

“Estamos muito feliz de participar deste grande evento que resgata nossa história neste espaço. Estivemos trazendo para as famílias o espaço kids, o serviço de pintura de rosto para meninada, oficinas de artesanato para as pessoas de qualquer idade, para nós é um momento de divulgar nossos serviços gratuitos”, destacou a superintendente executiva da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira que representou o presidente Scheyvan Lima.

O turista de São Luiz no Maranhão, Laércio Gomes aprovou a festa. “Acho bacana termos iniciativas dessas que unem samba, pagode, rock, cultura. É espetacular ver essa galera aqui na praça”.

Prefeitura e Governo são grandes parceiros do evento

O The vejo no Centro é um projeto que sem dúvida abrilhanta ainda mais a cena cultural na parte histórica do Centro de Teresina. A Prefeitura Municipal de Teresina é uma grande parceira do Grupo Meio Norte de Comunicação para a realização do evento através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), Fundação Municipal de Cultura (FMC), Fundação Wall Ferraz (FWF), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O The Vejo no Centro também incentiva negócios criativos e gera renda para artesãos. A Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), trouxe 38 expositores, entre artesãos, empreendedores e entidades conveniadas. O presidente da Semest, Ricardo Bandeira reafirmou a parceria para outras edições.

 “A parceria da Prefeitura com o GMNC trouxe um movimento grande para a praça com muita cultura, lazer, empreendedorismo e turismo e com certeza iremos continuar em outras edições porque tudo isso movimenta a cidade e gera renda para as pessoas. Para nós é importante trazer as pessoas ligadas a secretaria para vender seus projetos”, afirmou. (V.P.)

Arte e humor no teatro

No sábado, no Teatro 4 de Setembro, uma fila gigantesca aguardou o show de 27 anos de carreira do humorista Dirceu Andrade, que lotou a casa. “Agradecemos todos os envolvidos no evento. No meu show não pode faltar muito improviso e sempre tem texto novo, tem algo diferente”, revelou. 

Crédito: José Alves Filho

A maratona do humor esteve confirmada nos dois dias com 20 comediantes garantindo o riso para todo mundo que assistiu as apresentações.  

O Clube dos Diários, na Galeria Nonato Oliveira, também integrou a programação do evento com exposição de arte. Os aficionados por histórias em quadrinhos puderam conferir a exposição Piauí Cartoon, organizado pelo cartunista Dino Alves que faz parte dessa segunda edição do The Vejo no Centro.

“Essa é segunda vez que participo e achei interessante exporem através da arte a questão da representação de como a mulher está se sentindo”, diz a estudante Amanda Vaz.

Também nesse mesmo espaço, aconteceu uma mostra de artesanato da Associação de Tecelões do bairro Dirceu I, que há mais de 25 anos produz tapetes, redes, mantas, jogos americanos, dentre outras peças. 

Salome Freitas, 61 anos, é uma delas. Artesã há 15 anos, ela utiliza material do fio do algodão para produzir exclusivamente suas peças.  "Foi proveitoso expor nossos produtos no evento para que mais pessoas conheçam, temos uma história do artesão e a qualidade da tecelagem”, completa.

No domingo (22), o show Melhor de Três, idealizado pelo músico e maestro Luciano Santos, reuniu três dos grandes nomes da arte e cultura piauiense: João Cláudio Moreno, Soraya Castello Branco e Flávio Moura. “Esse projeto trás uma experiência incrível que trás o resgate da música nordestina. Já estamos com a agenda até agosto",suscitou a cantora e compositora Soraya. (V.P.)

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES