A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai começar a disponibilizar o Teste do Pezinho em Unidades Básicas de Saúde. A ação se dará a partir desta quarta-feira (22), e inicialmente, os bebês recém nascidos poderão realizar o teste.
A aplicação estará disponível na UBS Joia, UBS Vila Bandeirantes, Vila Angélica e UBS Parque União, de segunda a quinta-feira, 7h30 até 11h30, sem necessidade de agendamento prévio.
A triagem neonatal, conhecida como Teste do Pezinho, é um exame muito importante que deve ser feito preferencialmente entre o 3ºe 5º dia de vida do bebê, podendo ser realizado no máximo até 28 dias.
O teste é capaz de detectar doenças graves como hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme), dentre outras.
O exame é feito por meio de coleta do sangue do pé de recém nascidos. Nesta terça-feira (21), as equipes da Coordenação e Supervisão da Rede de Atenção Primária à Saúde distribuíram para as quatro UBSs os materiais que serão utilizados nas coletas.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destaca que a oferta do Teste do Pezinho nas UBSs permite acesso mais fácil ao exame, que é obrigatório por lei.
“O teste do pezinho permite identificar doenças graves. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais precoce será o tratamento e doenças graves podem ser evitadas. É muito importante oferecer esse serviço nas UBSs porque facilita o acesso. Hoje, esse exame é feito apenas no Hospital Regional Alarico Pacheco. Estamos iniciando em quatro UBSs, mas em breve, a gestão da prefeita Dinair Veloso irá ampliar para mais unidades”, destaca Márcio Sá.