Um tiroteio no centro de Highland Park, cidade em Illinois, nos EUA, durante um desfile de 4 de julho deixou ao menos seis pessoas mortas e 31 hospitalizadas, disse o comandante da polícia local, Chris O’Neill, nesta segunda-feira (4).
Autoridades procuram pelo suspeito, descrito como um homem branco, armado, entre 18 e 20 anos, cabelo preto, usando uma camiseta azul.
Um rifle foi apreendido no local, ainda segundo O’Neill. Ele avaliou que o ataque parece ser “completamente aleatório” e que o suspeito parecia atirar de um telhado, aconselhando as pessoas a se abrigarem.
A polícia estadual de Illinois destacou que seus agentes estão auxiliando a operação, e um porta-voz do FBI de Chicago pontuou que enviou recursos para o local.
A cidade de Highland Park, um subúrbio a cerca de 40 quilômetros ao norte de Chicago, informou que o desfile do Dia da Independência foi cancelado e aconselhou as pessoas a evitarem o local.
Um participante do desfile, Miles Zaremski, relatou que ouviu o que acreditava ser cerca de 20 a 30 tiros, em duas rajadas consecutivas, por volta das 10h20 (horário local), 20 minutos após o início do desfile.
Zaremski acrescentou que as rajadas fizeram com que o público fugisse e viu várias pessoas ensanguentadas e no chão, descrevendo a cena como caótica.
O deputado americano Brad Schneider, democrata que representa a área, também confirmou o tiroteio em um tweet.
“Minha equipe de campanha e eu estávamos nos reunindo no início do desfile quando o tiroteio começou. Minha equipe e eu estamos seguros e protegidos”, disse ele.
O deputado estadual Bob Morgan disse que houve vários feridos.
A previsão era de que houvesse a apresentação de carros alegóricos, bandas marciais, grupos comunitários e outros entretenimentos especiais, informou a cidade em seu site.
A festividade estava programada para começar às 10 horas (horário local), no cruzamento das avenidas Laurel e St. Johns, e deveria seguir para o norte na St. Johns Avenue e depois para o oeste na Central Avenue e continuar até Sunset Park.