
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), intensifica a divulgação da campanha “Juntos Podemos Parar o Abuso Sexual nos Transportes”, visto que a prática, apesar de recorrente em transportes públicos, ainda é uma das mais subnotificadas.
O objetivo da campanha é constranger o abusador e mostrar que a culpa nunca é da vítima, visando a uma mudança cultural contra o machismo. Casos recentes ocorridos dentro de veículos coletivos em São Paulo ganharam repercussão nacional.
Visando evitar casos dessa natureza, a campanha pretender conscientizar sobre a importância da denúncia por parte da vítima, considerando que milhares de mulheres passam por esse tipo de situação todos os dias no transporte público e permanecem caladas. O silêncio na grande maioria das vezes está associado ao medo e impunidade dos agressores.
Em agosto deste ano, um homem foi preso após ejacular no pescoço de uma mulher dentro de um ônibus coletivo em SP. O acusado, o ajudante-geral Diego Ferreira de Novais, de 27 anos, já havia sido detido 17 vezes por crimes sexuais (13 deles por atos obscenos e quatro estupros) . Só na semana do crime, ele foi preso duas vezes.
