Toni Venturi, diretor de “Latitude Zero” e “Cabra-Cega”, morre aos 68 anos

oni Venturi, cineasta brasileiro aclamado por filmes como “Latitude Zero” e “Cabra-Cega”, faleceu aos 68 anos.

Toni Venturi, cineasta proeminente no cinema brasileiro | Reprodução/redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Toni Venturi, renomado cineasta brasileiro conhecido por seus filmes marcantes como "Latitude Zero" e "Cabra-Cega", faleceu aos 68 anos neste sábado (18) após sofrer um mal súbito em uma praia de São Sebastião, litoral de São Paulo. O corpo de Venturi será velado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nesta segunda-feira (20), das 13h às 20h.

QUEM FOI TONI VENTURI

Formado em cinema pela Ryerson University, em Toronto, e também pela Universidade de São Paulo (USP), Venturi dirigiu diversos filmes de destaque, transitando entre drama e comédia e abordando temas sociais e políticos importantes. Entre suas obras mais aclamadas estão "Latitude Zero" (2002) e "Cabra-Cega" (2005). Ele também é conhecido por seus documentários, como "O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes" (1997) e "Rita Cadillac – A Lady do Povo" (2010). Venturi deixa a esposa, a atriz Débora Duboc, e seus dois filhos, Theo e Otto.

LEGADO

Conhecido por seu ativismo cultural, Venturi foi presidente da Associação Paulista dos Cineastas (Apaci) em 2001. Amigos e colegas, como Nabil Bonduki, destacaram sua vitalidade e envolvimento com o futuro do audiovisual em São Paulo. Venturi também participou ativamente em discussões sobre novas regras para plataformas de streaming, como lembrou o ministro Paulo Teixeira.

HOMENAGENS

A morte de Venturi foi lamentada por diversas personalidades, incluindo a socióloga Ana Maria Prestes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Toni Venturi foi cineasta, diretor de filmes de ficção e documentários. Sempre trabalhou por um cinema nacional forte, atuando para a organização e desenvolvimento do nosso setor audiovisual e por um Brasil democrático, com cultura, consciência social e solidariedade. Meus sentimentos e solidariedade para seus familiares, em especial sua esposa, Débora e filhos Theo e Otto, amigos, colegas e admiradores", afirmou Lula.

"Deixo o meu pesar e solidariedade à família e amigos. Também a gratidão, por ele ter realizado essa obra pela qual tantos conheceram quem foi Prestes", escreveu a neta de Luis Carlos Prestes. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES