Um forte temporal atingiu Xanxerê, em Santa Catarina, na segunda-feira e deixou dois mortos e mais de mil desabrigados, segundo informações da Defesa Civil. De acordo com o Climatempo, o forte vento e a chuva que atingiram a cidade levantam a possibilidade da ocorrência de um tornado.
De acordo com a Defesa Civil, cinco torres de energia foram arrancadas do solo, causando a queda de energia em 200 mil casas - entre seis e sete bairros foram afetados. Os números de residências destelhadas e postes derrubados ainda não foram contabilizados, mas a estimativa inicial é de que mais de 500 casas foram atingidas. Um ginásio chegou a desabar.
A Secretaria de Saúde do Estado ainda apura o número de feridos no evento. Segundo o coordenador Regional de Xanxerê, Luciano Peri, várias pessoas foram levadas com ferimentos para unidades de saúde do município.
“O município ainda sofre com problemas no abastecimento de água, energia e sinal de telefonia, mas profissionais das empresas de fornecimento desses serviços trabalham para restabelecer os sistemas”, diz nota do governo do Estado.
Até o momento, a Defesa Civil de Santa Catarina disponibilizou 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas.