Tragédia: número de mortos em enchente histórica na Espanha vai a 158

Agência de proteção civil não emitiu um aviso até às 20h15 (horário local) de terça-feira, quando a inundação já havia causado muitos danos

Tragédia: número de mortos em enchente histórica na Espanha vai a 158 | Imagens: Reprodução/X
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As “enchentes do século” na Espanha já somam 158 mortos, segundo novo balanço divulgado nesta quinta-feira. Os serviços de emergência informaram 155 mortes em Valência, duas em Castilla-La Mancha e uma na Andaluzia, tornando esta a catástrofe natural mais mortal da história da Espanha. 

CORPOS ENCONTRADOS EM GARAGEM

A prefeita de Valência, María José Catalá, informou que oito corpos foram encontrados em uma garagem no bairro de Torre. Paiporta, ao sul de Valência, é uma das áreas mais afetadas, com pelo menos 40 mortes, incluindo uma mãe e seu bebê de três meses arrastados pela correnteza. 

As equipes de resgate continuam as buscas, com mais de mil militares mobilizados, principalmente em Valência, junto a bombeiros, policiais e socorristas, que trabalham para encontrar sobreviventes e remover os destroços deixados pela tempestade. 

— Há muitas pessoas desaparecidas — confirmou nesta quinta-feira a ministra da Defesa, Margarita Robles. — Sabemos que há lugares, como Paiporta e Masanasa, onde pode haver pessoas nas garagens, nos porões, que foram buscar os veículos. Esta é a prioridade no momento.

Milhares de pessoas seguem sem energia na Comunidade Valenciana, e várias rodovias permanecem bloqueadas por veículos arrastados e cobertos de lama. O trem de alta velocidade entre Madri e Valência ficará paralisado por mais três semanas, segundo o Ministério dos Transportes. 

ASSALTOS E FURTOS SENDO REALIZADOS

Aproveitando o caos das enchentes, alguns cometeram assaltos e furtos em estabelecimentos na região. A Procuradoria de Valência pediu prisão preventiva dos acusados, classificando os atos como "completamente intoleráveis, moral e criminalmente". Pelo menos quatro homens foram detidos.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES