Cerca de 300 investidores estão reunidos na quinta-feira, 22 de agosto, no Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste, evento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base. O encontro, realizado no Blue Tree Tower Rio Poty em Teresina e conta com a participação de oito governadores do nordeste, além de gestores estaduais, ministros e autoridades federais. O fórum se estende até às 18h30.
Durante o painel de transportes e logística, o diretor de Política e Planejamento Integrado do Ministério de Infraestrutura, Érico Guzen, indicou que o Governo não tem recursos para ampliar investimentos. Assim, destacou a importância do programa de concessões. Nisso, ele anunciou o investimento de R$ 257 milhões na Ferrovia Transnordestina até o final do ano. "O Governo Federal não tem recurso para tocar obras. Então o caminho é a concessão. O Ministério tem se reestruturado para o planejamento de infraestrutura de transporte. Estamos dando maior complexidade, melhorando o plano nacional de logística", disse.
A obra beneficia o escoamento da produção no Piauí, ligando Eliseu Martins aos portos de Pecém e Suape.
O evento conta com um conjunto de apresentações de oportunidades, debates e de painéis temáticos para abordar as questões relacionadas aos setores de energia, transportes e logísticas e saneamento e resíduos sólidos. O objetivo é promover um diálogo qualificado com importantes agentes do setor público e privado em prol de uma agenda de ações com vistas ao estímulo dos investimentos na região nordeste.