Na manhã desta terça-feira (14), três pessoas foram detidas e multadas por descumprirem o decreto municipal que proíbe a abertura de serviços não essenciais no período de isolamento social. As detenções, realizadas pela Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), ocorreram na Avenida João XXIII, zona Leste da capital.
Por meio de denúncias, agentes da GCM realizaram as vistorias em duas lojas de piscina e uma de produtos para confeitaria e constataram que elas não se enquadram em serviços essenciais, ou seja, livres para funcionamento durante a pandemia. Após o fechamento, um proprietário de cada local foi imediatamente conduzido para a Central de Flagrantes de Teresina.
O Capitão da Guarda, José Monteiro, informou “Esses estabelecimentos foram lacrados. Os três donos foram levados à Central por descumprirem decreto do isolamento social. Estamos fiscalizado todas as zonas, cada uma tem uma equipe de fiscalização. Qualquer estabelecimento que for encontrado aberto descumprindo a lei, será fechado e o donos serão conduzidos para Central de Flagrantes”, adverte.
A ação contou com ajuda do aplicativo da startup InLoco, que acompanha os índices diários de isolamento social em Teresina. A ferramenta fornece um direcionamento das fiscalizações do cumprimento dos decretos que determinam a quarentena na capital.
Por meio de uma rede social, o prefeito Firmino Filho expressou indignação com a infração dos lojistas "É o tipo de ação que seria totalmente desnecessária se as pessoas entendessem que o isolamento é para sua proteção", declarou.
Denuncie
Todos podem contribuir no cumprimento das medidas que combatem o avanço do coronavírus em Teresina. As denúncias podem ser feitas pelos números 153, (86) 3215-9317 ou por meio do WhatsApp da Guarda Municipal (86) 99438-0254.