Trio ganha Nobel de Química com Inteligência Artificial que mapeia proteínas

Vencedores, dois americanos e um britânico, levam o prêmio de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões).

O anúncio dos vencedores do Prêmio Nobel 2024 de Química, em Estocolmo, na Suécia, nesta quarta-feira (9) | Foto: TT News Agency/Christine Olsson via REUTERS
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper foram anunciados como os vencedores do Prêmio Nobel 2024 em Química pela Academia Real das Ciências da Suécia nesta quarta-feira (9). Baker e Jumper são americanos, enquanto Hassabis, que cofundou a empresa de pesquisa em inteligência artificial que posteriormente se transformou no Google DeepMind (onde Jumper também atua), é britânico.

PREMIAÇÃO

Os três dividirão um prêmio total de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões). Eles foram agraciados com a distinção deste ano por decifrarem os segredos das proteínas — moléculas essenciais para as células e, por consequência, para a vida — utilizando inteligência artificial (IA) e computação.

Na última terça-feira (8), o Prêmio Nobel de Física também reconheceu pesquisas sobre aprendizado de máquina e redes neurais artificiais, que são fundamentais para o avanço da inteligência artificial (IA). 

David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper são os ganhadores do Prêmio Nobel 2024 em Química. — Foto: The Nobel Prize/Academia Real das Ciências da Suécia 

"Os químicos há muito sonham em entender e dominar completamente as ferramentas químicas da vida – as proteínas. E esse sonho agora está ao nosso alcance", afirmou o comitê do Nobel, em um comunicado.

Hassabis e Jumper utilizaram inteligência artificial para mapear quase todas as estruturas de proteínas conhecidas pela ciência. Por sua vez, Baker foi responsável por criar proteínas inéditas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES