David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper foram anunciados como os vencedores do Prêmio Nobel 2024 em Química pela Academia Real das Ciências da Suécia nesta quarta-feira (9). Baker e Jumper são americanos, enquanto Hassabis, que cofundou a empresa de pesquisa em inteligência artificial que posteriormente se transformou no Google DeepMind (onde Jumper também atua), é britânico.
PREMIAÇÃO
Os três dividirão um prêmio total de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões). Eles foram agraciados com a distinção deste ano por decifrarem os segredos das proteínas — moléculas essenciais para as células e, por consequência, para a vida — utilizando inteligência artificial (IA) e computação.
Na última terça-feira (8), o Prêmio Nobel de Física também reconheceu pesquisas sobre aprendizado de máquina e redes neurais artificiais, que são fundamentais para o avanço da inteligência artificial (IA).
"Os químicos há muito sonham em entender e dominar completamente as ferramentas químicas da vida – as proteínas. E esse sonho agora está ao nosso alcance", afirmou o comitê do Nobel, em um comunicado.
Hassabis e Jumper utilizaram inteligência artificial para mapear quase todas as estruturas de proteínas conhecidas pela ciência. Por sua vez, Baker foi responsável por criar proteínas inéditas.